Os nossos Projectos


ALGATEC

Em Julho de 2016, adquirimos os direitos imobiliários sobre uma área de 14 hectares, incluída no Solvay Business Park, na Póvoa de Santa Iria, Vila Franca de Xira. Daí nasceu, em parceria com a A4F Algae for Future (empresa líder em biotecnologia de microalgas) e com a Solvay Portugal, o ALGATEC Eco Business Park, especialmente vocacionado para a implementação de projetos de biotecnologia de microalgas.

Este projeto de economia sustentável é composto pela instalação de unidades de produção de microalgas e de aquacultura nos terrenos antes destinados a reservas de salmoura. Prevê ainda o desenvolvimento de um cluster, integrando unidades de produção de microalgas entre si e com várias unidades industriais presentes no concelho de Vila Franca de Xira.

Esta é uma oportunidade única de ter em Portugal uma unidade altamente inovadora de produção num setor em crescimento.

A atividade de cultivo de microalgas cria um cenário visualmente apelativo e cromaticamente harmonioso, não sendo poluente nem causador de ruído. Por consumir dióxido de carbono e incorporar nutrientes presentes em águas residuais no processo, ainda reduz a pegada ecológica das indústrias locais. Ao mesmo tempo, este projeto envolve ainda a valorização das atividades económicas com ligação ao mar, o que corresponde a um desígnio estratégico nacional.


BIOFAT.PT

O projeto BIOFAT.PT é o maior projeto de produção de microalgas na Europa, sendo resultado do projeto europeu de investigação e demonstração com o mesmo nome, BIOFAT, financiado pela União Europeia no âmbito do Programa FP7.

Com uma abordagem única em Portugal e pioneira na Europa, incorpora na unidade de produção de microalgas, uma biorrefinaria. O objetivo desta unidade de biorrefinação é gerar biocombustíveis e produtos de valor acrescentado (principalmente Ómega-3 EPA e proteína) para incorporação em rações para aquacultura e substituição de óleo e farinha de peixe.



Actualizado: Fevereiro, 2020